Challenger Deep - Fossa das Marianas
O cineasta canadense e explorador da NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY James Cameron concluiu sua descida ao ponto mais profundo da Terra, o Challenger Deep, localizado na Fossa das Marianas, uma fenda de até 11 quilômetros de profundidade e 2.550 quilômetros de extensão no leito marinho do Pacífico.
A bordo do Deepsea Challenger, um veículo projetado especialmente para a exploração oceânica, Cameron é a primeira pessoa a chegar ao “fundo do mundo” em um submersível tripulado desde 1960. Antes dele, somente o engenheiro suíço Jacques Piccard e o capitão da Marinha americana Don Walsh desceram até o local, mas esta expedição só durou 20 minutos. O cineasta ficou por mais de três horas no fundo da depressão.
O submersível ( 7 anos para ser construido ) foi lançado no Oceano Pacífico a 322 quilômetros a sudoeste de Guam na madrugada deste domingo e levou duas horas e 36 minutos para alcançar o Challenger Deep. O retorno a superfície levou 70 minutos.
Apesar de ter muita vontade de viajar para vários lugares, eu não iria nesse lugar, acho que entraria em desespero la em baixo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário